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Carros

Os karts com motores 2 tempos foram o passo seguinte na minha carreira. Mais rápidos e exigentes, eles podem ser equipados com câmbios de até seis marchas. Comecei na categoria DD2, e em seguida experimentei o Shifter Kart. Com seis marchas e potencia de mais de 40 cv, o Shifter é praticamente um mini-carro de corridas. Uso este equipamento até hoje para me preparar para os desafios constantes do automobilismo

Seguramente a fabricante inglesa de carros de corrida Ginetta tem uma participação fundamental na minha carreira. Foi através do modelo G40 que fui apresentado à marca. É um carro que, na Inglaterra, pode ser comprado para circular nas ruas, mas que nas pistas mostra sua alma de campeão. Ideal para quem está começando no mundo do Turismo, a potencia deste modelo gira em torno de 145cv. Já os freios e a suspensão são um convite a buscar seus limites.

A obra-prima da Ginetta é este modelo aqui. O G57 é um carro protótipo com motor Corvette de 550cv, chassi de fibra de carbono e posição praticamente central de pilotagem. Este carro deu a mim minhas primeiras vitórias nos EUA, por isso vou sempre lembrar deles com muita alegria. Quer saber qual é a sensação de pilotar um G57? Imagine um Fórmula 3 com o dobro de potência, e coloque uma carenagem nele. A sensação de velocidade é maravilhosa.

Os karts equipados com motores 4 tempos foram os primeiros veículos de competição que pilotei. Trata-se de um equipamento simples, que exige pouco do condicionamento físico e dos reflexos, mas que representa uma excelente porta de entrada para o mundo da velocidade. Neste tipo de kart aprendi que é preciso buscar sempre o melhor traçado, pois uma boa “linha” é o primeiro passo para a construção de uma volta realmente rápida.

A Legend Car é uma categoria que estará sempre em um lugar especial na minha memória. Foi em um destes carros que fiz minha estreia no automobilismo, no dia 18 de março de 2016, no circuito oval de Anderson, na Carolina do Sul. Chassis tubular do tipo gaiola, motor Yamaha que pode render até 145cv. Trata-se de uma combinação interessante que exige reflexos rápidos. A capacidade de frenagem é pequena, mas quando o pé direito encosta no acelerador...

O modelo G55 da Ginetta foi o carro que me levou ao primeiro pódio nos EUA. Uma evolução do modelo G50 que fez sucesso no Brasil no início da categoria GT4, o G55 é equipado com câmbio “borboleta” e um motor Ford de pouco mais de 350cv. Este modelo tem feito sucesso nos EUA, tanto nas competições da Flórida quanto no Pirelli World Challenge, onde disputa vitórias contra as marcas mais conceituadas do mundo.

O Brasileiro de Turismo representa atualmente o maior desafio técnico da minha carreira. Temos um carro totalmente produzido no Brasil, com chassi tubular e motor de cerca de 350cv e câmbio sequencial de seis marchas. Mas a melhor parte vem a seguir: por ser uma categoria monomarca, todos os pilotos do grid possuem o mesmo carro. Isso aumenta ainda mais o desafio e a necessidade de ficar atento aos detalhes de setup. Uma grande escola, sem dúvida alguma.

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